sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sugestão de atividades com sementes e frutas!

Que fruta é essa?   Para realizar esta atividade você vai precisar de algumas imagens de frutas.
  
   
  • Mostre às crianças as imagens,uma de cada vez e pergunte se eles conhecem, pergunte o nome, a cor, o formato...Explique que existem frutas que podemos comer com casca, e diga eles as cores das frutas quando ficam no ponto para comer.

  • Para a próxima atividade utilize frutas de verdade, mostre as crianças várias frutas (maçã, pera, manga, mamão, etc...)  Deixe que eles peguem as frutas, sintam as texturas, os cheiros, deixem que eles apertem e peça que descrevam as frutas, se são duras ou macias, as cores o formato, assim como foi feito com as imagens. Mostre  frutas que estão verdes e frutas maduras, explique para eles quais estão boas para comer ou não.

  • Para dar continuidade, fale sobre as sementes. Abra as frutas e mostre as sementes de cada uma, compare tamanhos, cores e formatos. Explique para eles que é da semente que as árvores que dão as frutas nascem e mostre à eles se possível como se planta uma semente.

  • Peça que eles tragam de casa figuras de frutas que eles gostem, é uma forma de fazer com que os pais também participem das atividades.

  • Intercalando com essas atividades peça que eles desenhem as frutas, utilize guache, giz de cera e mesmo massinha. È importante deixar as frutas para que eles vejam enquanto desenham.

  • Outra proposta é trabalhar semelhanças utilizando as frutas. Para isso confeccione um painel com diferentes tipos de frutas que tenham o mesmo formato e peça que eles identifiquem quais tem o mesmo formato (ex: jabuticaba e uva).

  • Depois das apresentações continue utilizando as frutas e sementes para trabalhar quantidade e números. È possível criar muitas atividades com este tema!

                                                                                               

Um comentário: